Porque tatuagens? Você faz uma pensando que é só aquela, fica temendo a dor, depois faz outra, e mais outra, e não para mais. Tatuagens viciam. E foi este vício que fez criarmos este blog de tatuagens.

Uma breve história deste vício

“Tatau” significa “para marcar alguma coisa” para os antigos povos polinésios. A tatuagem é tão velha quanto a agricultura: começou há mais de 5.000 anos atrás e se populariza cada vez mais no Brasil e no mundo.

 

Como inventaram a tatuagem? Não se sabe quem foi o primeiro inventor, mas por aparecer em diversas culturas que aparentemente não tiveram nenhum contato histórico, podemos concluir que as tatuagens foram presentes dos Deuses inventadas por acidente. Alguém tinha uma pequena ferida, esfregou com a mão suja de fuligem ou cinzas, a ferida foi curada e ficou uma marca. Pronto! A tatuagem foi inventada! E se desenvolveu de modo que hoje há diversas técnicas para tatuar de todos os tipos e para todos os gostos.

A tatuagem na história da humanidade

Idade do Bronze

Na década passada, o cadáver de um homem de cinco mil anos foi achado congelado no gelo. Todos os jornais do mundo noticiaram aquele curioso corpo congelado, que foi descoberto entre a Áustria e a Itália. O corpo logo ficou famoso por sua conservação digna de estudos. E você já deve estar pensando que haviam tatuagens. Haviam. Mas sabe quantas? Cinquenta e sete! Isso mesmo, cinquenta e sete!

Antigo Egito

Há diversos registros arqueológicos de como era o modo de vida dos antigos egípcios. As obras de artes egípcias podem nos mostrar muito desta cultura tão curiosa e interessante. E temos, inclusive, as famosas múmias egípcias. Nelas, os arqueólogos, egiptólogos e outros pesquisadores já encontraram indícios de tatuagens.

Japão

Há pinturas rupestres no mundo nipônico que indicam pessoas com as caras pintadas. Arqueólogos encontraram túmulos de 3000 a.C. com fortes indícios de tatuagem na pele. Os antropólogos acreditam que tais tatuagens tinham significados religiosos para os japoneses do antigo Japão.

Polinésia

A Polinésia é outra cultura cujos pesquisadores que desbravam o passado se encantam. A tatuagem polinésia é uma das mais complexas do mundo antigo. Acredita-se que era feita com uma sofisticada habilidade. E porque? Simples, os polinésios acreditavam que as figuras em seus corpos emanavam uma força mística. Há indícios que os polinésios tatuavam figuras geométricas por todo o corpo.

Nova Zelândia

Uma das tatuagens mais populares, são as tribais. E qual sua origem? As tribos (ah vá!) da antiga nova zelândia, os famosos Maoris. Para estes povos, estar marcas tinham um significado quase que político: cada tribo era diferenciada por suas tatuagens. Outro fato curioso é que os Maoris contam suas histórias pessoais através das tatuagens, de modo que os mais velhos tem mais tatuagens que os mais novos. Se você viajar para a Nova Zelândia, você pode fazer uma belíssima tatuagem feita por um Maori. O mais legal é que ele vai tomar a sua história como base.

Indonésia

Ainda hoje, é possível encontrar povos tribais na Indonésia. E muitos dos costumes culturais antigos são mantidos até hoje, no mundo moderno. Um deles são as clássicas tatuagens tribais da indonésia.

Índia

Na índia antiga, as tatuagens eram símbolos de força. Os monges místicos indianos tatuam até hoje por todo corpo. A crença popular é que tais símbolos tem poderes mágicos.

África

Embora os povos negros tenham maior dificuldade para fazer tatuagens legíveis, eles não fogem a regra: diversas tribos antigas mantém até hoje a tradição de pintar o corpo. As tatuagens da áfrica são um pouco mais radicais, pois utilizam de um processo chamado escarificação (cortes na pele com instrumentos afiados de modo que as cicatrizes formem desenhos).

Grécia e Roma

Os gregos tiverem um forte contato cultural com os persas, de onde aprenderam ciências, tecnologias e o habito de se tatuar.

Os gregos aprenderam com os persas, que por sua vez ensinaram os romanos. Há diversos relatos de escritores clássicos famosos, como Virgílio, sobre as tatuagens persas.

Celtas

Eis uma das mais ricas culturas antigas, que influenciou diversos povos e diversas religiões pagãs. Os celtas também eram exímios tatuadores e suas tatuagens eram carregadas dos mais diversos significados.

América do Sul

Arqueólogos encontraram diversas múmias incas tatuadas. As datações mais precisas dizem que tais múmias são do século 11, cinco séculos antes da America ser descoberta por Colombo. Esta arte também era popular entre os diversos índios.

América do Norte

Os primeiros relatos de que os índios norte-americanos se tatuavam são os padres jesuítas, que trouxeram o cristianismo para a América. Cada povo indígena tatuava por um motivo, mas no geral segue a regra dos povos tribais descritos anteriormente: significados políticos, culturais e religiosos.

 

Oriente Médio

Sabe onde encontramos registros de tatuagens no Oriente Médio? No livro mais lido do mundo, a Bíblia Sagrada. Você pode ler em Levítico (19:28) sobre as tatuagens. Alguns estudiosos dizem que Moisés introduziu a tatuagem no mundo dos judeus como comemoração da libertação judaica.

Como você pode ver, as tatuagens tem uma vasta história. Este é só um breve resumo da presença desta arte por alguns povos famosos. Nossa missão é inspirar você trazendo desenhos, fotos e galerias completas das mais variadas tatuagens de todos os tipos em todas as regiões do corpo e para todos os gostos.