Segundo as crenças os orixás são forças do cosmo atuantes em nosso planeta com origem na natureza. Ao contrário do que muitos pensam não são espíritos. Pertencem a crença umbandista e chegaram ao Brasil com a vinda dos escravos, a imigração forçada africana nos tempos de Brasil colônia e Império. Tatuagens de orixás são vistas não apenas como admiração a esta força como uma forma de buscar proteção.


Os orixás são forças vindas da natureza. Mas de onde exatamente? Podem ser das florestas, dos vegetais, pedras e rios. Assim como uma árvore pode emanar energia uma simples for também pode para manter o cosmo atuante no planeta. A interpretação é de nós humanos sofrermos a influência dos orixás porque somos moradores do planeta, querendo ou não.


Apesar de ser um conceito da umbanda vale analisar com calma e perceber que todas as culturas na verdade aceitam a presença desta energia cósmica, apenas com nomes e formatos diferentes. Todas as religiões africanas são monoteístas e acreditam em apenas um único Deus, mesmo com nomes diferentes. E como os orixás não são deuses é errado o pensamento que a umbanda cultura a vários deuses.
Significados de tatuagens de orixás

Olorum é o Deus maior de algumas religiões africanas, o correspondente ao Deus católico, pai de Jesus. A figura de Jesus também tem um representante na Umbanda, o Oxalá, sendo este o filho do deus maior. Ele é apenas subalterno do próprio pai e seria um guia e também irmão de todos, assim como Jesus é para os cristãos.


Apesar de serem apenas fluxos de energias as crenças informam que os orixás já viveram na Terra e por isso possuem figuras humanas representando. Como significado das tatuagens temos a adoração à natureza e suas forças correspondentes, além da busca de proteção, paz e tranquilidade ou como guia espiritual para ajudar a seguir o melhor caminho na longa jornada da vida.




Quem são os orixás? – desenhos para tatuagens de orixás
Alguns dos orixás mais conhecidos e possíveis inspirações para a sua tatuagem são:
- Oxóssi – com figura semelhante a uma mulher com saia e cabelos longos, o orixá das matas. Costuma proteger os recém-nascidos e dizem que pessoas sobre a influência deste orixá são mais tranquilas e com muitos amigos e muita audácia. É responsável pela harmonia não apenas na casa mas na vida como um todo.
- Ogun – um dos mais conhecidos. É o orixá da guerra e do ferro, responsável por dar coragem a seus protegidos para ir à batalha. A sua figura é de um deus guerreiro negro portando armas metalizadas como machados e facões. Responsável por ajudar a quem quer alcançar grandes conquistas.
- Xangô – vestido com mantos coloridos e contas é considerado um dos grandes protetores para quem busca conquistas e a paz espiritual. É também um dos orixás da criatividade e boas ideias para se tornar produtivo e prático.
- Oxu – com roupas na cor azul e vermelha e um lindo manto na cabeça, é um brincalhão. Pessoas protegidas por esse orixá costumam ser muito divertidas e saber curtir a vida sem estresse, sempre pensando no próximo e na harmonia do ambiente.
Gostou? Comente!

Olá, prazer conhecê-lo! Meu nome é Lory Aguiar. Empreendedora, pernambucana, graduanda em biologia e apaixonada por tattoos!
sou sacerdote da religiao umbanda cuja em nossas praticas cultuamos os sagrados orixas,informos aos irmaos que dentro das informacoes referentes aos orixas existem equivocos,indico uma previa pesquisa para melhor esclarecimento da materia .
um abraco fraterno
Gregory D’Oxóssi
OI TUDO BEM – QUERO COBRIR UMA TATUAGEM QUE TENHO NO MEU BRAÇO DIREITO- GOSTARIA DE FAZER A TATUAGEM DE OSSAIN NO CANDOMBLE
Meu irmão Gregory D’Oxossi foi muito sensato e pacífico no comment dele, já eu, Nico de Ogum digo pra vcs, se não sabe não escreve!!! A Umbanda que paga por tamanha ignorância……inventaram até Orixá que não existe! Lamentável!!!!