Se você optou por uma bela tatuagem escrita, além da palavra ou frase a ser desenhada é muito importante estar atento na fonte ou tipo que será utilizado. Cada tipo de letra, além da estética propriamente dita, pode expressar emoções e atitudes. Confira letras e fontes para tatuagens.
De nada adianta tatuar a palavra FORÇA em uma letra fina, que mostre timidez ou indecisão, por outro lado uma mensagem romântica fica muito estranha se grafada com letras grossas, sem serifas, que denuncie impacto e urgência. Busque esta harmonia entre forma e conteúdo que sua tatuagem ficará muito mais bonita e interessante.
Eís alguns modelos de fontes para você se inspirar. Eles estão divididos em grupos
1. Caligráficas – Lembra a escrita feitas a mão, e podem vir cheias de ornamentos e detalhes. São mais indicadas quando a intenção é demonstrar leveza, delicadeza e reflexão, tais como trechos de música ou poemas e frases, e também ficam muito bonitas quando tatuamos nomes de pessoas queridas. Possui muita fluidez e curvas, simulando, na maior parte das fontes, as letras antigas, ressaltando a natureza e a sensualidade.
2. Bastão – Este tipo parece ser grafado apenas com bastões retos, não possui qualquer serifa, ou seja, aqueles detalhes e perninhas da letra, bem característicos das caligráficas, por exemplo. São pesadas, fortes e diretas, feitas quase exclusivamente por linhas retas e dão a ideia de impacto e força e de certa impessoalidade ou frieza, pois a intenção deste tipo de letra é ser bem legível e clara, deixando a estética em segundo plano. Use quando a palavra tatuada tiver esta conotação, com a mensagem mais relevante que a forma.
3. Gótica – Inspiradas nas que ornavam livros antigos e medievais, são bastante angulosas e com linhas quebradas lembrando, desde as antigas iluminuras feitas por monges copistas até os intricados alfabetos inventados por Tolkien para o mundo de O Senhor dos Anéis. Passam a noção de poder, de autoridade e respeitabilidade. Quando estas forem as inspirações de sua tatuagem, bem como temas religiosos, vale investir em alguma fonte gótica. Também se enquadram bem neste tipo de fonte os nomes de bandas heavy metal e de literatura de fantasia.
4. Old School – São bastante fortes e rementem imediatamente ao passado e à nostalgia, lembrando antigas marcas e anúncios. Assim aquelas que imitam tipos de filmes de faroeste, máquinas de escrever, logos de produtos e filmes vintage se enquadram no padrão old school. Geralmente são bem marcantes e chamativas, com muitos detalhes e ornamentos, mas sem a suavidade das caligráficas, sendo muito gritantes, o que as tornam mais indicadas para palavras curtas e diretas.
5. Techno – Também chamadas de sci-fi, por terem arrojados designs futuristas. São muito arrojadas, trabalham com linhas retas e angulosas, ou simulam pixels de computador, são procuradas para comporem as tatuagens não só dos apreciadores de filmes como Matrix e Star Wars e geeks em geral, mas a todos que buscam ideias de vanguarda, energia, tecnologia, informática e outras.
Estes são apenas alguns exemplos, pois graças à inventividade e talento dos tatuadores, somada as facilidades da tecnologia, pois existem literalmente milhares de tipos de letras disponíveis na Internet, as possibilidades de você encontrar a forma perfeita para o texto da sua tattoo beiram o infinito. Inclusive você pode criar a sua e ter algo exclusivo. Busque um tatuador especializado, veja alguns rascunhos antes de por a pele à prova e faça de si a sua obra de arte.
O que você achou das letras e fontes para tattoos? Comente!