As tatuagens tomaram o gosto da galera e vieram para ficar. E não pense que essa moda é só entre os mais jovens, vários idosos são vistos com tatuagens hoje em dia, e não é resquício da juventude, pois muitas dessas tatuagens foram feitas já na velhice.
Algumas tatuagens são clássicas: dragões, tribais, símbolos de infinito; outras nem tanto.
As tatuagens de livros são bem incomuns e muito diferentes entre si, tem desenho de todos os tipos: livros abertos, livros fechados, apenas um livro, vários livros juntos. É variedade que não acaba.
Sempre que uma pessoa decide fazer uma tatuagem, ela escolhe o desenho de acordo com algo que ela acredita ou relativo a algum momento de sua vida, e as tatuagens de livro não saem dessa regra.
A pessoa pode tatuar um livro específico, a Bíblia, por exemplo, ou o Alcorão.
Mas quando a pessoa tatua um livro em seu corpo e não deixa especificado que livro é esse, isso pode significar várias coisas como um aprendizado pela qual a pessoa passou no momento que fez a tatuagem.
A pessoa também faz a tatuagem de livro quando se considera uma pessoa sábia em determinado assunto, e nesse caso geralmente a pessoa também tatua uma coruja sobre os livros, já que a imagem da coruja é muito ligada à sabedoria.
A tatuagem de livro também pode remeter à religião ou simplesmente querer dizer que a pessoa é apaixonada por leitura.
Sabe a expressão: “Minha vida é um livro aberto”? A tatuagem também pode querer dizer isso. Quando uma pessoa tatua um livro fechado no corpo, pode dizer que ela esconde algum segredo ou que não quer abrir a própria vida para ninguém.
O livro fechado também pode querer dizer que a pessoa guarda a sete chaves o segredo de outra, e que esse segredo nunca será revelado. Algumas pessoas tatuam até mesmo um diário, com o cadeado e tudo…
Já a pessoa que tatua um livro aberto pode querer dizer totalmente o contrário: que não tem nada a esconder e que sua vida é um livro aberto.
Trechos de livros não são usados só nos posts das redes sociais, algumas pessoas vão além e tatuam um trecho daquele livro que ela tanto gosta e quem tudo a ver com o que ela passou. Só é importante ter cuidado, já que um acontecimento tão importante agora, pode não ter significado nenhum daqui a 10 anos, e a tatuagem não sai conforme as coisas passam.
Alguns livros são clássicos entre os escolhidos dos tatuados. O Pequeno Príncipe, Peter Pan, O Sol é Para Todos, Alice no País das Maravilhas, Desventuras em série e Harry Potter são alguns dos mais procurados. Filmes também são inspirações, mas geralmente os filmes são baseados em livros. É o caso das tatuagens do filme Crônicas de Nárnia e Onde vivem os monstros.
Tanto a decisão de fazer uma tatuagem quanto a decisão do desenho é algo em que se deve pensar com calma e avaliar qual será a sua própria opinião sobre essa arte feita no seu corpo daqui a 10 ou 20 anos.
O que você achou das fotos de tattoos de livros? Comente!